Pular para o conteúdo principal

Biografia de Martin Luther King

Martin Luther King (1929-1968) foi, acima de tudo, um grande ativista político estadunidense, que lutou pelos direitos dos negros e a igualdade justa entre os cidadãos sociais da época.


Diante de centenas de milhares de pessoas reunidas em Washington numa marcha pelos empregos e pela liberdade (o nome oficial da que ficou conhecida apenas como a Marcha de Washington), Martin Luther King pronunciou, a 28 de agosto de 1968, o seu famoso discurso “Eu tenho um sonho”.

Defendeu os ideais feministas, igualitários, do proletariado e dos mais necessitados.


Deu sua vida pela justiça e igualdade, de forma literal, desde o dia em que iniciou sua trajetória ativista, até o fatídico dia em que foi assassinado antes mesmo de conseguir iniciar seu último discurso.


Era um pastor batista, ativista, escritor e grande líder do movimento de luta pelos direitos dos negros, das mulheres, dos trabalhadores e das classes oprimidas pela sociedade da época. Combateu preconceitos, injustiças e todas as mazelas que, antes consideradas normais e justificáveis pela diferença entre as etnias, tanto prejudicavam e aflingiam a população mundial da época.

Nascido em Atlanta, no dia 15 de Janeiro de 1929, teve forte influência familiar em sua inclinação para a área da política, motivado pelo desejo de conceber a justiça, a paz e a convivência pacífica entre os cidadãos norte-americanos e, posteriormente, de todo o mundo.


Decidiu seguir os passos de seu pai e avô, tornou-se pastor e pregou aos fiéis da religião tudo o que aprendeu em seus anos de estudo na “Morehouse College”, no Seminário Teológico Crozer e na Universidade de Boston.


King recebeu um prêmio Nobel da Paz, em 1964, por seus feitos em prol da humanidade e é, até hoje, honrado, respeitado e homenageado em diversas partes do mundo.


Quatro anos depois, no dia 4 de abril de 1968, o mesmo foi assassinado, enquanto se preparava para mais uma marcha civil, essas sempre pacíficas e organizadas.

Comentários