Martin Luther King (1929-1968) foi, acima de tudo, um grande ativista político estadunidense, que lutou pelos direitos dos negros e a igualdade justa entre os cidadãos sociais da época.
Defendeu os ideais feministas, igualitários, do proletariado e dos mais necessitados.
Deu sua vida pela justiça e igualdade, de forma literal, desde o dia em que iniciou sua trajetória ativista, até o fatídico dia em que foi assassinado antes mesmo de conseguir iniciar seu último discurso.
Nascido em Atlanta, no dia 15 de Janeiro de 1929, teve forte influência familiar em sua inclinação para a área da política, motivado pelo desejo de conceber a justiça, a paz e a convivência pacífica entre os cidadãos norte-americanos e, posteriormente, de todo o mundo.
Decidiu seguir os passos de seu pai e avô, tornou-se pastor e pregou aos fiéis da religião tudo o que aprendeu em seus anos de estudo na “Morehouse College”, no Seminário Teológico Crozer e na Universidade de Boston.
King recebeu um prêmio Nobel da Paz, em 1964, por seus feitos em prol da humanidade e é, até hoje, honrado, respeitado e homenageado em diversas partes do mundo.
Quatro anos depois, no dia 4 de abril de 1968, o mesmo foi assassinado, enquanto se preparava para mais uma marcha civil, essas sempre pacíficas e organizadas.
Comentários
Postar um comentário